sábado, 2 de agosto de 2008

fundamentos de ciencias naturais



piramide alimentar
1- Açúcares e óleos: são pobres em relação ao valor nutritivo

2- Grupo das carnes leites e derivado: compostos de proteína são ricas em ferro e vitaminas B6 e B12. Fornecedores de cálcio e minerais.

3- Grupo das frutas e hortaliças: fontes de vitaminas e sais minerais. Também possuem boa quantidade de fibras.

4- Grupo de pães, massas, raízes. Fonte de carboidratos. Pães, massas e biscoitos integrais são fonte de fibras.


rotulagem:


  • Deve conter informações precisas.

Rotulagem – portaria no. 42 de 1998, resolução RDC no. 360 de 2003, resolução RDC no. 359 de 2003.

  • Conteúdo líquido. origem. Identificação do lote. Prazo de validade. Lista de ingredientes. Instruções sobre o preparo e uso. “contém glutén” ou “não contém glúten”. Tabela de nutrientes. Gorduras trans. Sódio

  • Aditivos, após os ingredientes, nome número INS ou ambos, função, aromas somente a função (sintético, natural).

  • Proibido – sinais, símbolo e informação falsa.

  • Informações nutricionais: valor enérgico.

  • Nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras totais, fibra alimentar e sódio.

  • Valores diários de referência com base em dieta de 2.000 kcal. Porção média em medidas caseiras.

  • Informações se o alimento para fins especiais – alimentos funcionais. Diet ou Light.


Carboidratos: base da alimentação.

  • Tem função enérgica, estrutural, polímeros insolúveis, armazenamento de energia animal.
  • Podem ser:
  • Monossacarídeos: açucares pequenos, solúveis em água e não hidrolisáveis.
  • Oligossacarídeos: açucares de cadeia carbônica pequena podem ser constituídos por duas a dez moléculas de monossacarídeo.
  • Polissacarídeos: reserva de energia. Amido (reserva vegetal) e glicogênio (reserva animal).

Em água os monossacarídeos com mais de cinco carbonos apresentam se de forma cíclica a diferença formando glicose e celulose, a única diferença entre essas na molécula, é a posição do H e OH em relação ao carbono quiral.




Lipídios: tem função estrutural.


Forma a parede celular e a membrana celular, função térmica, são impermeabilizastes, amortece o impacto com ossos e órgãos, são hormônios. Os lipídios podem ser classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas), encontrados nos alimentos, tanto de origem vegetal quanto animal.

O que define se um lipídeo é liquido ou sólida são as saturações ou insaturações, os óleos são insaturadas, portanto seu ponto de fusão é mais baixo por isso é líquida a temperatura ambiente.


Proteínas: são macromoléculas formadas por ligações peptídicas entre os aminoácidos, tem função estrutural enzimas anticorpos hormônios transportadores, são sintetizados pelos organismos vivos.


Reflexão Alimentos

O conteúdo de alimentos eu acreditei que seria um dos mais importantes do curso com aulas que pudessem ser aplicadas por nós diretamente em sala de aula, porém para minha total decepção isso não ocorreu. Com uma carga horária curta, a professora deveria ter sido menos específica, a meu ver o conteúdo deveria ter sido apresentado de maneira geral, ressaltando a importância de certos alimentos, de uma boa nutrição, as diferenças entre, proteínas, aminoácidos, carboidratos e vitaminas de maneira geral, e não como nos foi apresentado, uma gama de formulas químicas as quais a maior parte da turma não compreendia.

As apresentações sobre os temas sugeridos, foram muito ilustrativas, acredito que o conhecimento obtido através das apresentações foi mais significativo, ao estudar para preparar as apresentações nos deparamos com conceitos como fenol, compostos fenólicos, flavonas isoflavonas, e na busca por compreender estes conceitos aprendi muito sobre alimentos, pude perceber a importância da soja para alimentação, principalmente de mulheres, por agir como um estrógeno.

Algo importante aprendido nas aulas de alimentos foi sobre a legislação de embalagens de produtos, não sabia que havia uma legislação regendo os rótulos, e fossem obrigatórios tantos detalhes como modo de preparo, aditivos. Ou houvesse leis para a as quantidades limites de aditivos, a meu ver era só necessário aparecer à data de validade, e informações básicas como nome do produto, valores calóricos, não sabia que era obrigatório dizer na embalagem se contem ou não glútem, alias não fazia a mínima idéia de que glútem é uma proteína do trigo e de outros derivados de cereais que pode causa problemas de saúde a pessoas sensíveis a ele.







Nenhum comentário: