sábado, 2 de agosto de 2008

CIENCIAS TECNOLOGIA E SOCIEDADA

CIÊNCIAS TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Maltus previa em sua tese que a população cresceria em progressão geométrica enquanto a produção de alimentos cresceria aritmeticamente. Esta tese vigorou até o inicio da revolução industrial a quantidade de maquinas e a velocidade de produção aumentada, a produção de alimentos superou a quantidade de pessoas. A ciência veio a somar com esta evolução com a criação de herbicidas fungicidas, melhorias de maquinas e desenvolvimento de técnicas para a fortificação de espécies, porém nestes tempos de evolução apesar de haver quantidades de alimento suficiente para toda a população, ainda a populações que passam fome. Isso se explica pelo fato de que para se ter desenvolvimento científico e tecnológico, é necessário que se tenha poder aquisitivos e capacidade de investir, e muitos paises vivem em total pobreza.

A evolução de maquinas e meios de produção vieram a diminuir alguns problemas de paises empobrecidos, aumentando a produção em larga escala empregando pessoas levando indústrias de produção em massa a vários paises, aproveitando a mão de obra barata de paises em desenvolvimento.

O desenvolvimento tecnológico tornou-se tão rápido em função da sociedade que necessitava de conforto comodidade e velocidade, para isso foram necessários estudo e desenvolvimento de aparelhos e utensílios eletrodomésticos, bem como vestimenta, comunicações, alimentos, fármacos entre outros.

O crescimento e aumento da velocidade de produção e novas descobertas feitas a cada passo, causaram grandes mudanças na sociedade, as distancias foram encurtadas, e costumes foram perdidos, a idéias de família em volta do piano logo após o jantar ficou no passado sendo o piano substituído pelo radio, depois televisão e mais recentemente pelos computadores e internet. A crença em religiões foi sendo substituída pela ciência, e há uma necessidade de renovação de conhecimento constante a fim de se manter em acordo com o mercado de trabalho. Os modos de destruição em massa também evoluíram e com a ajuda da ciências, muitos paises tem armas capazes de destruir áreas imensuráveis em questão de segundo, porém a maior arma de destruição em massa da sociedade atual é a própria sociedade.

Em contrapartida a diminuição da fome em alguns paises, e as evoluções cientificas e tecnológicas vieram os agravantes ambientais a destruição de grandes áreas de mata, para exploração de madeira ou implantação de grandes fabricas veio a diminuir muito ou em certos casos a extinguir florestas, poluir rios e solo.

Após longos anos de exploração sem nenhuma forma de controle ou cuidado foi um dos motivos de problemas como aquecimento global, chuvas acidas, desertificação de áreas de vegetação entre outros, muitos destes problemas como a poluição do ar trouxeram ou agravaram problemas de saúde da população mundial.

A partir de então se iniciou uma faze de conscientização a cerca dos problemas ambientais e busca a soluções para os problemas ambientais. A preocupação com o meio ambiente tem crescido muito nos últimos anos, tal fato pode ser percebido pelos aumentos de quantidade de sanções econômicas por parte das instituições de credito internacionais e o aumento da fiscalização de empresas com potencial a poluir.

O aumento da preocupação com o meio ambiente influenciou nos modos de produção, que tendem a poluir, e na confecção de embalagens para produtos. Houve aumento também no aparato de instituições nacionais e internacionais entre órgãos do governo e ONGs com a proposta de fiscalização e intervenção em empresas e produtos que afetam o meio ambiente.

A participação da sociedade organizada é de fundamental importância no combate a poluição e exploração indevida de recursos naturais, a quantidade de informação vinda por meio dos meios de comunicação, vieram a somar com esta luta pela preservação, pois a partir das informações a população toma conhecimento dos problemas e conscientiza-se e passa a desempenhar seu papel de guardião do seu direito.

REFLEXÃO


Ciências Tecnologia Sociedade.

As ligações entre ciências, tecnologia e sociedade, não são clara a todas as pessoas, esta interação se dá de maneira implícita, onde há ciência há tecnologia e para que ambas existam é necessária uma sociedade, porém não vejo meios de dizer qual leva a qual. Tive a oportunidade de conversar com algumas crianças sobre esta interação, e percebi que não é clara a estes alunos, eles relacionavam ciências a cientistas, em laboratórios, tecnologia a computadores, robôs entre outro, mal percebiam que ambas estão interligados, e que ciências, não é só aquilo que cientistas malucos fazem em seus laboratórios.

É perceptível a influência de uma sobre a outra, a tecnologia tem grandes poderes de modificar a sociedade, as ciências atuam diretamente na tecnologia, dando novos rumos a ela, e a sociedade tem o poder de barrar ou aprovar a evolução de ambas de acordo com seus interesses. Desde o inicio da humanidade o homem cria maneiras para melhora seu modo de vida, e com o passar dos anos evoluiu, por meio da ciência, buscando inovações, e deixando antigas crenças e costumes no passado.

A evolução da tecnologia é refletida diretamente na sociedade, com a velocidade das comunicações e diminuição de espaços de armazenamento de dados, hoje o homem vive em função da velocidade, a cada passo necessita de um computador mais veloz, um celular com maior alcance e mais funções. Isso leva as pessoas ao isolamento, uma pessoa pode fazer compras ou resolver seus problemas com o banco, sem nunca conhecer o rosto do atendente, pode se resolver tudo pela internet, as pessoas saem à rua com fones nos ouvidos, ninguém mais conversa com o companheiro do ônibus, não se sabe quem é seu vizinho, as pessoas não saem de casa com medo de serem assaltados.

Nesta toada surgem as “second lifes”, jovens, adultos, crianças, toda pessoa que tem acesso a um computador ligado a rede passam a distrair-se no mundo virtual, onde podem andar tranquilamente e ter atitudes que não se vê capaz de ter pessoalmente.

As pessoas têm menos tempo para prestar atenção a pequenos detalhes da vida, e muitos pais deixam de prestar atenção a seus filhos, a necessidade de prover o pão de cada dia é maior e mais urgente, enquanto isso crianças crescem criadas pela internet, então eu me pergunto, onde esta sociedade vai parar? Quem serão estes adultos? Será que chegaremos ao ponto em que pais não sairão mais de casa para trabalhar, mas nem por isso verão seus filhos?

Porém não podemos apenas jogar pedras na evolução da ciência e da tecnologia, a sociedade é o principal financiador de toda esta evolução, que também é utilizada para o bem. Graças a esta, distâncias foram encurtadas, pessoas de diferentes nações e com costumes diferentes podem interagir através da rede mundial de computadores, evoluções tecnológicas facilitaram a vida de pessoas que tinham uma vida limitada por conta de alguma deficiência ou doença, entre outras evoluções de fármacos e próteses.

 
 
 
 
 
Lenine - Paciência
 
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
A vida não para
 
Enquanto o tempo acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora vou na valsa
A vida e tão rara
 
Enquanto todo mundo espera a cura do mal
E a loucura finge que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência
O mundo vai girando cada vez mais veloz
A gente espera do mundo e o mundo espera de nós
 
Um pouco mais de paciência
Será que é o tempo que lhe falta pra perceber
Será que temos esse tempo pra perder
E quem quer saber
A vida é tão rara (Tão rara)
 
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Mesmo quando o corpo pede um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não para (a vida não para não)
 
Será que é tempo que me falta pra perceber
Será que temos esse tempo pra perder
E quem quer saber
A vida é tão rara (tão rara)
 
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
Eu sei,a vida não para (a vida não para não... a vida
não para)

Nenhum comentário: