sábado, 2 de agosto de 2008

CONTAMINANTES AMBIENTAIS

Contaminantes Ambientais

Perceber que nós somos os maiores problemas do planeta é algo que não é fácil de ser aceito, desde o inicio da humanidade, criamos as mais diversas formas de melhorar nossas vidas visando sempre o conforto e a comodidade. Os problemas de poluição iniciaram na antiguidade, os banheiros coletivos sem nenhum tipo de tratamento da água, já foi um inicio para a poluição de águas e rios, com o passar dos tempos as famílias e cidades cresceram, com isso os banheiros públicos coletivos deixaram de ser utilizados, passando a cada casa a possuir seu próprio banheiro. Porém os problemas só aumentaram, os banheiros passaram a ser o mínimo, em nome da evolução e o homem passou a poluir cada vez mais sem preocupar-se com as conseqüências, após séculos de devastação, a saúde das pessoas passou a ser afetada de forma direta pela poluição, então o homem passou a ter consciência da necessidade de resolver o problema em nome de sua estada na terra. Resolveu ser necessário a preservação da natureza, mas ao invés de resolver os problemas apenas escondeu de sua vista, levando para outros locais onde acreditava que não iria afetar, enterrando, ou jogando no mar.
Eu acredito fielmente que o maior problema da humanidade é o próprio homem somos os únicos que destruímos nosso próprio habitat, não se pode dizer que toda a humanidade destrói a natureza, á pessoas preocupadas em preservar manter o que é um direito a todos para as próximas gerações.
Há uma crença de que o que polui é apenas fumaça de grandes fabricas ou grandes queimadas, as pessoas não tem consciência de que simples atos como não jogar um simples papel de bala no chão faz toda a diferença, se cada pessoa fizesse sua parte, e lutasse pelo que é seu muito do que se tem de poluição hoje seria menos.
Estas aulas foram muito importantes para nos fazer perceber nossos atos como modificadores de paisagens e de ambientes, assim como nos perceber como agentes de preservação, apenas esperar que ajam mudanças não resolve problemas temos que nos movimentar e lutar pela preservação deste bem comum a humanidade que é a natureza.
Porém será justo outros paises que já tiveram seu desenvolvimento industrial, e agora encontram-se entre os mais ricos, que chegaram a isso sem calcular a que custo e hoje tem pequenas áreas ainda preservadas, ou nenhuma, impedir que outros menos desenvolvidos desenvolvam-se em nome da preservação, até que ponto o pensamento está em prol a natureza, há necessidade de que alguém cubra o serviço sujo, que alguém venda seus créditos de carbono, ou seja utilizado para a implantação de industrias, para que estes paises continuem a enriquecer, enquanto os paises emergentes são vigiados por todos os lados e vistos como os vilões da natureza.




CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Nenhum comentário: